Stephanie Macieira vence GP Internacional nos 89 anos do CHSA

11/09/2024 as 08:51
Nesse domingo, 8/9, o GP Internacional, a 1.60m, encerrou o 89º Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro, maior polo hípico do país, na zona sul da capital paulista. Sagrou-se campeã pelas cores do Brasil a amazona carioca Stephanie Macieira com seu Rasputin JMen II. Largaram na 1ª passagem 25 conjuntos e, conforme a regra, os 12 melhores - entre os quais dois sem faltas e três com apenas um derrube - foram para a 2ª e decisiva volta com armação da course-designer internacional Marina Azevedo, responsável pelos percursos no Pan 2023.
 
Stephanie Macieira conquista sua 1ª vitória em um GP Internacional com e Rasputin JMen
 
Stephanie e Rasputin JMen, Brasileiro de Hipismo de 12 anos, zeraram a 1ª volta e fecharam a 2ª com apenas uma falta em 55s76. Sagrou-se vice-campeão Raphael Machado Leite com Carisma Império Egípcio, que também fechou com apenas um derrube na 2ª volta, em 56s15. Também com somente um derrube na 1ª volta e pista limpa na 2ª em 56s47, Guilherme Foroni com Cornet Prince JMen emplacou em 3º lugar.
 
"Estou montando o Rasputin há 5 anos, comprei ele com 7 anos, saltando a categoria Amador Top, e agora ele está com 12 anos. Então nos conhecemos bem. Acho que tivemos muita paciência, resiliência e dedicação. A gente bateu na trave algumas vezes, ele saltando bem e hoje chegou hora", comemorou Stephanie, 36. Penúltima em pista, a campeã Stephanie revelou sua estratégia. "O Raphael Machado Leite que estava zerado era último e seria rápido e já havia outro conjunto com quatro pontos rápido. Então eu sabia que não podia apostar tudo em fazer percurso limpo. Acabamos cometendo uma falta, mas mesmo assim nosso tempo foi suficiente", que também dedicou sua vitória ao trabalho em equipe. "Tem muita gente trabalhando junto para tornar isso possível, a começar pelos os proprietários, sem eles não teria oportunidade de montar um cavalo como esse. Minha família que está sempre me apoiando e toda minha equipe que é muito grande. Perder a gente perde sozinho, mas para ganhar a gente precisa de muita gente." 
 
Galope da vitória da dupla campeã
 
Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação José Luiz Guimarães de Carvalho com Cornet Phaeton JMen, seguido por Vitor Dantas Medeiros montando More than Extra, e o campeão pan-americano Stephan Barcha, 5º em Paris 2024, que se apresentou com Chantily JMen, respectivamente com 4, 5 e 8 pontos perdidos na soma das duas passagens.
 
A disputa que distribuiu R$ 200 mil em premiação foi válida pela 7ª Etapa do ranking brasileiro Sênior Top e etapa da liga sul-americana para a final da Copa do Mundo 2025, na Suíça. Ao todo, o 89º Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro contou com 40 provas de 1 a 1.60m com premiação total de 475 mil reais.
 
 
GP Internacional CHSA 89 anos
Campeã Stephanie Macieira / Rasputin JMen II - 4/55s76
Vice Raphael Machado Leite / Carisma Império Egípcio - 4/56s15
3º Guilherme Foroni / Cornet Prince JMen - 4/56s47 
4º José Luiz Guimarães de Carvalho / Cornet Phaeton JMen - 4/60s40 
5º Vitor Dantas Medeiros / More Than Extra - 5/58s26
6º Stephan Barcha / Chantilly JMen - 8/50s23
 
 
Rafael Miranda é o campeão do Clássico e Felipe Juares, da Copa Ouro
 
Na noite do sábado, 7/9, o Clássico, a 1.45m, foi a grande atração do Concurso de Salto Nacional 5*. Estiveram em pista 45 conjuntos, 10 foram ao desempate. Somente quatro voltaram a zerar o percurso idealizado pela course-designer internacional Marina Azevedo.
 
Salto da dupla em ascensão Rafael Miranda e Intuição Método
 
Sagrou-se campeão Rafael Miranda, o Tatá, com Intuição Método, fêmea BH prestes que completa 18 anos, com nada menos que dois segundos de vantagem. A dupla também venceu o Clássico na Copa São Paulo, na Hípica Paulista, em 9/6. "A Intuição se apresentou super bem na 1ª passagem que estava bem delicada e técnica e graças a Deus deu certo. No desempate, eu arrisquei tudo porque já haviam entrado alguns cavaleiros rápidos e depois de mim viria mais um, aí tivemos que ir para o tudo ou nada. Agradeço a torcida e ao proprietário da égua, o Haras Itaguaçu."
 
O top da casa Zé Roberto Reynoso garantiu o vice com Casillero, seguido pelo 3º Sargento Paulo Miranda com Queen Class Kannan SM. Os três representando São Paulo. A jovem amazona Beatriz Porto com Chevaux Elvis Girl BR completou a rodada dos quatro conjuntos sem faltas. Em 5º lugar chegou o jovem talento da casa Dudu Barbara, com sua RSF Princesa, e o mineiro André Moura apresentando Zandor Mat, foi o 6º, com os melhores tempos dos três conjuntos com apenas um derrube.
 
 
 
Já na noite da sexta-feira, 6/9, Felipe Juares de Lima com Billie Jean Império Egípcio Marathon, foi o grande campeão da Copa Ouro, a 1.40m. Dos 65 conjuntos, nove foram ao desempate e somente dois voltaram a zerar o percurso idealizado por Marina Azevedo.
 
Felipinho e Billie Jean, de 14 anos, garantiram a vitória com boa margem em 40s30. A 2ª colocação foi de Raphael Machado Leite cada vez mais afiado com Monika Pullmann Império Egípcio, BH prestes a completar 12 anos, que cruzou a linha de chegada em 43s23. Em 3º lugar chegou o 3º Sargento Paulo Miranda com Arthemus Tok, 4 pontos no desempate em 40s31.
 
 
 
Imprensa CBH