No sábado, 11/10, o GP Agromen, a 1,55/1,60m, foi o ponto alto do Concurso de Salto Nacional 5* no Haras Agromen, o maior e mais premiado criatório de cavalos brasileiros de hipismo (BH) do país, que está completando 45 anos. Dos 30 conjuntos a postos, 12 — conforme a regra — avançaram para a 2ª volta do GP, válido pela 10ª de 11 etapas do ranking brasileiro Senior Top. Sagrou-se campeão o cavaleiro olímpico e atual campeão pan-americano, Stephan Barcha, com Chantily JMen, BH de 14 anos, dupla que também venceu a qualificatória do GP em 9/10.
Stephan Barcha e Chantily JMen: campeões do GP Agromen (Danilo Schreines)
Dois conjuntos haviam zerado a primeira volta e outros quatro cometeram apenas um derrube, entre eles José Roberto Reynoso Fernandez Filho, apresentando Cornet Shot JMen, BH de 8 anos, que imprimiu boa velocidade e, sem faltas em 48s12, assumiu a liderança da competição. Ao final, Stephan com Chantily JMen, que vinha sem faltas e foi o antepenúltimo conjunto em pista, cometeu um derrube no obstáculo nº 3, mas logo acelerou o ritmo, fechando em 47s68 — resultado que garantiu a vitória e a liderança do ranking brasileiro Senior Top.
Em 3º lugar chegou Guilherme Foroni, apresentando Casella Blanca JMen, BH de 12 anos e mais um produto de criação do Haras, com apenas uma falta na 1ª passagem e percurso limpo na 2ª, em ritmo cauteloso, fechando em 53s01. Na 4ª colocação aparece Charlie Bays e seu Ninety Stone Pullman, que vinha sem faltas da 1ª volta e foi o último a largar; buscando o zero, cometeu uma falta ao final, em 54s06.

Stephan Barcha e Chantily JMen: vitória a 1.50m e no GP Agromen, a 1.60m (Danilo Schreines)
Completaram o placar José Luiz Guimarães de Carvalho, com Quiet van’t Zorgvliet — também de propriedade do Haras Agromen —, e José Reynoso, desta vez com Tanagra JMen, com a qual conquistou o hexacampeonato brasileiro Senior Top em julho, ambos com oito pontos. Ao todo, BHs do Haras Agromen ocuparam cinco colocações no pódio, com exceção de Ninety Stone Pullman, BH de criação do Haras Pullman. A armação do GP, que distribuiu R$ 200 mil em premiação, foi da course-designer internacional Marina Azevedo.
Na contagem do ranking brasileiro Senior Top, Stephan — que veio especialmente da Europa — reassumiu a liderança. Raphael Machado Leite é o vice-líder e José Reynoso ocupa a 3ª posição. A grande final do ranking acontece no Internacional do 87º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira, entre 17 e 23/11, no Rio de Janeiro.
GP Agromen
Campeão Stephan de Freitas Barcha / Chantily JMen - FHBR - 4/47s68
Vice José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Cornet Shot JMen - FPH - 4/48s16
3º Guilherme Dutra Foroni / Casella Blanca JMen - 4/53s01
4º Charlie Bays / Ninety Stone Pullman - 4/54s06
5º José Luiz Guimarães de Carvalho / Quiet van´t Zorgvliet - FPH - 8/48s43
6º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Tanagra JMen III - FPH - 8/52s46
Imprensa CBH com fotos Danilo Schreines