Convocados para o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024

06/07/2024 as 09:44
 
A FPH parabeniza os integrantes dos times do Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024, já anunciados pela Confederação Brasileira de Hipismo.
 
A grande maioria dos convocados no Adestramento, Salto e Hipismo Completo iniciaram sua carreira, e passaram uma boa parte dela, competindo pelas cores da FPH.
 
 
Salto
 
 
Yuri Mansur - paulista de 45 anos, passou grande parte da carreira competindo em São Paulo, há alguns anos está radicado na Europa. Esta será sua segunda participação olímpica.
 
Pedro Guimarães Veniss - paulista de 41 anos, Pedro cresceu montando na Sociedade Hípica Paulista até mudar para a Europa há mais de 20 anos. Participou de 2 Panamericanos e integrou a equipe de outro nos Jogos do Rio 2007. Desta vez, compete em sua 3ª Olimpíada.
 
Rodrigo Pessoa - Nascido na França, passou toda a multipremiada carreira na Europa. Rodrigo, 51, está prestes a se tornar o atleta brasileiro com mais participações olímpicas, já que esta será sua 8ª vez competindo nos Jogos. Campeão dos Jogos de Atenas 2004 e dono de mais duas medalhas de bronze, ele também é tricampeão mundial e vencedor de 4 medalhas panamericanas. É considerado o atleta mais premiado do esporte.
 
Stephan de Freitas Barcha - atleta brasiliende de 34 anos, vai para sua 2ª Olimpíada em Paris. É o atual campeão Panamericano e medalhista de bronze por equipes.
 
Stand-by: Luciana Diniz e Luiz Felipe de Azevedo Filho
 
 
Hipismo Completo
 
 
Carlos Parro - paulista de 42 anos e radicado na Inglaterra há mais de 20 anos, segue para sua 4ª Olimpíada. Integrou os times que ganharam duas pratas e um bronze panamericanos e ainda foi bronze individual em Lima 2019. 
 
Marcio Carvalho Jorge - mais um paulista radicado na Europa, Marcio, 49, conquistou a inédita prata individual além do bronze por equipes no Pan 2023 totalizando 4 medalhas panamericanas. Participa pela 3ª vez nos Jogos Olímpicos em Paris 2024.
 
Rafael Losano - paulista de apenas 26 anos, é dono de duas medalhas panamericanas por equipe e participa de sua 2ª Olimpíada.
 
Ruy Fonseca - aos 50 anos, este cavaleiro paulista radicado na Europa, tem quatro medalhas panamericanas, sendo um bronze individual e um ouro por equipe. Paris será sua 3ª Olimpíada.
 
Stand-by: Vinicius Albano
 
 
Adestramento
 
 
João Victor Oliva - o cavaleiro paulista de 28 anos já representou o Clube Hípico de Santo Amaro e o haras da família, a Coudelaria Ilha Verde, e hoje reside na Europa. Esta será sua 3ª olimpíada. É dono de 4 medalhas panamericanas: as inéditas pratas por equipes e individual em Santiago 2023 e dois bronzes por equipes.
 
Stand-by: Renderson de Oliveira
 
 
Paradestramento
 
 
Rodolpho Riskalla - paulista de 39 anos, iniciou sua carreira no CHSA no Adestramento convencional e começou a competir no paraequestre após uma meningite bacteriana. Hoje reside na Europa e é dono de uma medalha individual de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e duas pratas nos Jogos Equestres Mundiais 2018.
 
Sergio Froés Oliva - cavaleiro de Brasília de 41 anos, teve paralisia cerebral ao nascer e sofreu um acidente que lhe tirou o movimento do braço direito na infância. Com uma carreira brilhante no paradestramento, conquistou dois bronzes nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e o ouro nos Jogos Parapan-americanos de 2003. Esta será sua 5ª Olimpíada.