Os campeões do Sul-Americano e Paulista de Cavalos Novos 2024

03/09/2024 as 11:14

 

O Haras Cooper, em Campinas, foi palco, na última semana, do Campeonato Paulista e do CSN / CSIYH1* / Sul-Americano de Cavalos Novos, simultaneamente ao Paulistão do Interior FPH 2024. E o palco não poderia ser melhor: duas pistas abertas com piso tecnológico, pista de grama impecável e dois picadeiros cobertos à disposição dos 168 animais inscritos nas categorias 4, 5, 6, 7 e 8 anos.
 
Pista utilizada para as provas de cavalos novos
 
O Haras Cooper trouxe da Europa o course designer responsável pelos percursos do Mundial de Cavalos Novos em Lanaken, o belga Bernard Mathy, que foi assistido por Erica Esportiello. Também vieram da Europa os belíssimos troféus que viraram objetos de desejo de todos os presentes, as escarapelas e placas de cocheira, além de alguns dos lindos obstáculos usados nos percursos. No júri de campo a juíza internacional Elaine Zander ocupou a cadeira de presidente e Luiz Fernando Monzon, a de locutor.
 
Os belos prêmios ficaram em exposição em uma redoma
 
Após duas exigentes provas na quinta e sexta-feira, 28 e 29/08, classificaram-se para a final no domingo, 01/09, os 30 melhores de cada série, seguindo a contagem da regra da FEI (Federação Equestre Internacional), em que o 1º colocado leva zero ponto perdido, o 2º leva dois pontos, o 3º ganha três pontos perdidos e assim por diante. No sábado, houve uma prova Farewell para os que não se classificaram. Na final, todos entraram zerados em ordem inversa das classificações.
 
Exceção para a categoria 4 anos, disputada apenas pelo Campeonato Paulista, que teve dois dias de competição por pontos perdidos por falta, com dois conjuntos terminando sem penalidades entre os 14 participantes. Sagrou-se campeã após zerar o desempate ao tempo ideal Hinde van de Kotputten Z (Harley VDL x Burggraaf), fêmea da raça Zangersheide (Z), apresentada por Fernando Capovila.
 
Vencedores entre os 4 anos com o presidente da FPH, Marcelo D'Arienzo
 
Com um ponto perdido por tempo no desempate, Cornet Supreme BR (Cornet Obolensky x Calvaro Z), da raça Brasileiro de Hipismo (BH), foi vice-campeão na condução de Lourenço Vieira da Silva.
 
O 3º posto coube à fêmea BH C-Trapezio JMen (Cornet Obolensky x Kannan), conduzida por Felipe Jacinto de Camargo Pacheco, com uma falta no campeonato.
 
Originalmente com 58 concorrentes, abrindo as disputas no domingo, a categoria 5 anos teve 11 conjuntos que avançaram para o desempate ao cronômetro, 10 deles voltaram a zerar, demonstrando a ótima adaptação dos animais ao longo da competição. O pódio foi igual no Sul-Americano e no Campeonato Paulista.
 
Pódio Cavalos Novos 5 Anos
 
 
Campeão Diamond Mystic Rose (Kannan x Numero Uno - BH) / João Paulo Machado Gouvea - 0/0pp - 38s10
 
 
Vice San Pla HPH Celine TRV (Harley VDL x LANDO - BH) / Pedro Henrique Távora de Matos - 0/0pp - 39s23
 
 
3º lugar Tantan Flores (Carrera VDL - Indoctro - BH ) / Lourenço Vieira da Silva - 0/0pp - 39s29
 
Setenta e cinco produtos de 6 anos participaram e sete chegaram com zero na prova final, passando para o desempate ao cronômetro em que quatro terminaram sem faltas. Mais uma vez, houve coincidência no pódio da prova internacional e do campeonato paulista da categoria.
 
 
Pódio Cavalos Novos 6 Anos
 
 
Campeã Premier Mystic Rose (Tangelo van de Zuuthoeve x Calvaro Z - BH) / Vitor Alves Teixeira - 0/0pp - 35s15
 
 
Vice Cordiana JMen (Cascadello I x For Contest - BH) / Rafael Miranda - 0/0pp - 35s68
 
 
3º Bono van de Zeshoek Z (Bamako de Muze x Eldorado vd Zeshoek TN - Z) / Francisco José Mesquita Musa - 0/0pp - 36s61
 
 
Largaram originalmente na categoria 7 anos 30 conjuntos e apenas um terminou a prova final sem faltas, sagrando-se automaticamente campeão, tanto do Campeonato Paulista, quanto do Sul-Americano. VIP JCR Zimbabwe, apresentado por José Roberto Reynoso Fernandez Filho, cumpriu um percurso impecável, apesar das dificuldades impostas pelo armador belga. Nas demais classificações, houve diferenças nos dois pódios pelos conjuntos não serem de São Paulo, conforme abaixo:
 
Pódio Campeonato Sul-Americano 7 Anos
Campeão VIP JCR Zimbabwe (Zirocco Blue VDL x Cardento - BH) / José Roberto Reynoso Fernandez Filho - BRA - 0pp / 75s51
Vice Cahuel Quimey Fontana / Nahuel Perez Salgado - ARG - 4pp / 75s20
3º HPH Dourada (Douglas x Colman - BH) / Caio Carvalho Filho - BRA - 4pp / 76s61
 
 
Pódio Campeonato Paulista 7 Anos
Campeão VIP JCR Zimbabwe (Zirocco Blue VDL x Cardento - BH) / José Roberto Reynoso Fernandez Filho - 0pp / 75s51
Vice Jade da Santa Helena (Zirocco Blue VDL x Baloubet du Rouet - BH) / Eduardo Teixeira de Lucena Lira - 4pp / 79s08
3º Kate Agromix (Kannan x Cassini II - BH) / Marcelo Tosi - 8pp / 73s32
 
 
VIP JCR Zimbabwe com sua proprietária Malu Cury e o diretor de Cavalos Novos da FPH, Caê Massenzi
 
Dezoito conjuntos largaram na categoria 8 anos e 15 enfrentaram a prova final a 1,45m. Quatro concorrentes com uma falta voltaram à pista para o desempate decisivo, que deu os títulos Sul-Americano e Paulista para Drosa Cassila, montada por Patrick da Motta Abrahão. Confira abaixo o pódio, que foi o mesmo para as duas competições:
 
Pódio Cavalos Novos 8 Anos
Campeã Drosa Cassila (Casall x Cassini I - HOL) / Patrick da Motta Abrahão - 4/0pp - 37s50
Vice Cornet Lord JMen (Cornet Obolensky x Cassini I - BH) / José Roberto Reynoso Fernandez Filho - 4/0pp - 39s44
3º Gone Away (Cornet Obolensky x Kannan - BH) / Rodrigo da Silva Reis - 4/0pp - 41s29